quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Suzi Quatro

Susan Kay Quatrocchio, ou Suzi Quatro, nasceu em Detroit, em 1950. Ela veio de uma família de músicos. Seu pai era um pianista de jazz descendente de italiano, de quem Suzi ganhou de presente seu primeiro contra-baixo, nada menos que um Fender Precision 1957 (mooooorro de inveja!!). Bom, eu já havia dito isso no último post (esse ae abaixo), mas repetindo: Suzi começou sua carreira musical com apenas 14 tenros aninhos. Ela foi baixista das Pleasure Seekers, ao lado de suas irmãs Arlene e Patti. E pelo que consta nos altos (vejam bem: NÃO SEI SE È FATO OU SE É FITA, VI ISSO EM ALGUM LUGAR PELA INTERNET!!) que as irmãs Quatro ainda montaram outra all-girl band nos anos 70, depois das Pleasure Seekers, chamada Cradle, na qual Suzi também tocou baixo, tendo na parceiria suas irmãs Patti, Nancy e Arlene (que também passou pelas Pleasure Seekers). Não sei bem explicar como foi essa história com a Cradle, já que consta nos altos que Suzi mudou-se para a Inglaterra em 71, maaas vamos continuando...

Ela foi para a Inglaterra porque foi descoberta por Mickie Most, grande produtor musical da época (mesmo produtor do The Animals). Porém, todavia e no entanto, um pouquinho antes de ir para a terra dos bons costumes, Suzi ainda fez parte de uma outra all-girl band, que, diga-se de passagem, foi a primeira banda totalmente feminina a lançar um disco por uma grande gravadora. Esta tal banda era a Fanny, que foi do finalzinho dos anos 60 ao começo dos anos 70, e foi uma das pioneiras, no que se refere a bandas femininas, a fazerem sucesso (elas chegaram ao topo das paradas no Billboard Hot 100 com o hit "Charity Ball").

Em resumo, pode-se dizer que a carreira de Suzi, ao longo dos anos, foi cheia de altos e baixos. Um de seus maiores sucessos foi "If You can't give me love", seguido de "Devil Gate Drive" e "She's in love with you". Sua autobiografia foi lançada em 2007, assim como seu mais recente álbum. Ela está no páreo até hoje, e mesmo com as idas e vindas do show business, Suzi Quatro já vendeu mais de 45 milhões de discos no mundo todo.






Beijumiliguem!!

Rock On, Baby!!!

2 comentários:

Mário disse...

Olá, tudo ok?

Sou um hiper fã da Suzi...desde 74.
Tenho um enorme acervo de revistas discos, vídeos, etc,etc,etc...
As informações sobre a Suzi estão quese todas corretas.
Até onde sei...e sei muito... ela não participou do grupo Fanny, mas sim sua irmã Arlene Quatro.
Outra coisa:
No Brasil várias músicas dela fizeram muito sucesso.
Começando por 48 Crash, seguido de Can The Can....e por aí vai.
Recentemente ela lançou uma autobiografia e continua fazendo muitos shows.
Andaram entrando em contato com ela para averiguarem a possibilidade dela vir ao Brasil, mas uma de suas exigências é que houvessem ao menos 5 shows e que nenhuma das partes saisse no prejuizo.
Enfim...infelizmente acho difícil ela vir.

Qualquer dúvida é sói me perguntar

Conto do Vigário disse...

Desculpe, mas quem era do grupo Fanny foi Pattu Quatro (guitarra e vocais), abraço