sábado, 11 de setembro de 2010

Kleenex / LiLiPUT

Kleenex / LiLiPUT MySpace


Uma das bandas punk femininas mais importantes do final da década de 70, e tida como uma das bandas femininas pioneiras dentro do punk, ao lado de nomes como Dishrags, e as inglesas The Slits e The Raincoats. Elas vinheram da Suíça, mais precisamente da cidade de Zurique (Sim!! Sempre surgem boas bandas punk nos lugares mais inusitados... Onde menos se espera... E o legal é que quebra um pouco com aquela coisa do eixo EUA e Inglaterra) e conquistaram admiradores em boa parte do globo.
O começo de tudo foi em 1978, e rendeu até 1983. Mas vamos começar explicando uma coisa: o nome. Elas começaram sim com o nome de Kleenex, mas a empresa de tecidos (ou seria de papel?? Ou seria de absorventes?? AAAAAhhh, sei lá...) que tinha o mesmo nome abriu um processo contra a banda, que acabou mudando para LiLiPUT. Este é o motivo da coletania Kleenex/LiLiPut, lançada em 2001 pelo conhecido selo americano Kill Rock Stars, e pelo suíço Off Course, ter levado os dois nomes. Alguns se referem a banda por Kleenex, outros por LiLiPut, mas na internet, se encontra geralmente os dois nomes juntos.


Ao longo dos cinco rápidos anos de vida da banda, a formação passou por mudanças constantes, sendo que a única integrante que permaneceu do começo ao fim foi Klaudia Schifferle, que ficava alternando entre a guitarra e o baixo. O primeiro álbum da banda, auto-intitulado, só foi lançado em 83, antes disso houve o lançamento de vários singles, por sinal muito bem aceitos pela cena punk da época. Dez anos depois, o selo Off Course lançou em CD 46 músicas da banda, que seriam todas as gravações de 78 a 83. Em 2001, isso foi relançado pelo Kill Rock Stars, que também já lançou este ano um cd/dvd chamado Live Recordings, TV-Clips, & Roadmovie com 24 faixas das meninas, incluindo coisas ao vivo, regravações e mais uma pá de coisinhas.

As músicas, cantadas em ingles e alemão, trazem consigo uma marca peculiar das bandas da época: elas antecipam vários elementos do new wave, e coisas que Siouxie And the Banshees veio fazer nos anos 80, a LiLiPut já fazia no final dos anos 70. Elas eram punk até o caroço, alinhadas as tendencias new wave, e claro, aquela áurea bem marcada do pós-punk, que lembram em certos momentos coisas como Gang Of Four e Mission Of Burma.
Um clássico do punk setentista, sem dúvida!!!




Rock On, Baby!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Thank You !!

Raphael Soulcialista disse...

dá uma olhada nisso:
http://www.youtube.com/watch?v=eStGdanh2_s

Marcio Marques disse...

muito boa a banda... mas achar qualquer outra informação da banda é uma dificuldade só. Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

podia upar? valeu