quarta-feira, 6 de maio de 2009

The Devotchkas

O Street Punk nunca teve tanta expressão numa banda feminina como com The Devotchkas. Certa vez fiz uma resenha sobre elas num fanzine q eu fazia a uns anos aqui atrás, mais precisamente entre 2005/06. Tava remexendo nas coisas guardadas e revendo os antigos números que eu fiz (ainda consegui chegar até o #4... sou uma guerreira!!! tsc tsc tsc), e me deparei com elas, lembrei que nunca tinha postado sobre elas aqui, e tinha até esquecido... Fazia teeeeempo que não ouvia elas, aliás, fazia teeeempo q eu não ouvia nada de street punk. Escutei elas denovo hoje, nostalgicamente, e estou postando aqui pra vcs...

As Devotchkas, fazendo um som bem reto, seguindo bem aquela base do The Casualties, Vice Squad e coisas do tipo, começaram suas atividades no ano de 1996. Em 98, essas moças lançaram o primeiro EP intitulado "Oi! Toy!", e o sucesso foi tanto, que rendeu 5000 cópias em vinil (pra uma banda punk, é uma marca e tanto, pelo menos na minha opinião...). Isso fez com que elas ganhassem um grande respeito na cena de NY, e começassem a tocar em lugares e com bandas bem conhecidas. Em 99, veio o "Annihilation EP", trazendo grandes e bons hits como "Shit For Dreams", "One Sided Siciety", e "Oi! Toy!" reeditada. A formação original era Stephanie in the vocals, Mande na guitarra, Alaine no baixo, e um baterista "quebra-galho". Um belo dia, num show em NY, Gabrielle foi apresentada a Steph por amigos, e acabou entrando pra banda e ficando como baterista permanente. Conseguiram seguir até 1999, e a partir daí a banda acabou.

Mas, aí resolveram reunir-se novamente, dessa vez sem Steph. O vocal ficaria por conta de J.J., e a banda mudaria de nome pra 99's. Bom, não durou muito: acabaram com a banda denovo. E depois retornaram mais uma vez, em 2002, atendendo novamente pela alcunha de Devotchkas. Pra quem conhece o livro (ou filme) "Laranja Mecânica" já deve ter se tocado, mas caso alguém não conheça, o nome da banda é justamente por isso. Uma homenagem a essa obra maravilhosa do velho e bom Anthony Burgess. Quem me conhece, sabe o quanto "babo" por Laranja Mecânica, e esse foi o primeiro motivo da banda ter me chamado a atenção.

Bem, não sei realmente dizer se a banda ainda continua ou não na ativa. Também, lamento, caros drugies, mas não tive muito tempo pra pesquisar, pardon! Mas tá aí o segundo trabalho delas, de 1998, o Annihilation EP. Quem quiser baixar, é só "dar aquela clicadinha" haushaush...



Beijomiliga!!!!



and...


Rock On, Baby!!!

4 comentários:

Luc. disse...

caralho, Devotchkas! lembra minha adolescência rs.

moça, adorei teu blog! :D
vou te acompanhar.
se quiser dar uma olhada no meu blog, acho que vai gostar! www.sharethisbreathe.blogspot.com

rock on!

Anônimo disse...

que visu horrivér...
=p


:**
joaquim

Pirate Liza disse...

Joaquim, o teu nome é inveja!

w0nik disse...

ola! so pra constar, tem uma biografia das devochtkas tipo um "biografia nao autorizada" pela propria steph que escreveu no blog dela do myspace... agora nao to achando qual que era o blog dela, mas eu fikei meio chateada tambem ao saber que a steph foi a que criou a banda e foram a mande a a outra lah que chutaram ela da banda... chato isso...