segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fay Fife (The Rezillos)


Bom, como a intenção deste blog desde o começo é destacar a figura feminina dentro do rock, hoje eu vou falar de uma banda que não é totalmente feminina, quem conhece sabe, mas que deve muito de seus méritos ao talento de uma excelente vocalista chamada Fay Fife. Só que falar de Fay, no sentido musical da coisa, sem falar de Rezillos é meio impossível, já que foi aí que ela se destacou. Vou falar de Fay brevemente, até porque sei pouquíssimo sobre ela, daí vou aproveitando e dando umas pinceladas na história dessa puta banda que até hoje beneficia nossa audição. Então, lá vai...

Os Rezillos explodiram na cena em 1976, mas ela só veio a entrar pra banda algum tempo depois. Fay Fife, assim como os outros integrantes eram estudantes da Faculdade de Artes de Edinburgo, capital da Escócia. E a 'verdade musical' é que os Rezillos surgiram como algo que renascia do cruzamento das cinzas que ficaram do garage dos anos 60, juntamente com aquele pop dos girls groups da época como The Ronettes e Shangri-las, e aquele glam rock da década de 70, arrastando um pouco daquela new wave que surgia no final dos anos 70 e invadia o começo da década de 80. Eles foram absorvidos pela "galera" punk, e há quem diga que eles chegaram a revolucionar o new wave. Hoje, eles servem de grande influência pra bandas como o conhecido Franz Ferdinand. No entanto, The Rezillos, nome retirado de um HQ da Marvel, durou até 1978.

Bom, Fife não parou por aí não. Ela, juntamente com Eugene Reynolds, o então outro vocalista dos Rezillos, logo dois meses depois da banda acabar, resolveu retornar a ativa. Mas dessa vez com outro nome. Surgia então The Revillos (uma trocadinha de letras bem básica, mas não menos importante quando se trata de evitar problemas com direitos autorais).

"A banda era tão genial que a gravadora Virgin fez um selo com a temática da banda (o selo Snatzo), exclusivamente para lançar os discos dos Revillos." Fonte: Show Livre

O Revillos acabou em 1984, mas Fay, incansável, ainda montou outra banda. Esta era Destroy All Men, que durou bem pouco. Depois disso, Fay Fife tentou trabalhar com produção de cinema e ser roteirista, e ainda chegou a atuar numa série americana chamada "Commander Taggart".



Em 1993, a procura por material dos Rezillos era grande. Tão grande que resolveram lançar em cd todo o seu material anteriormente lançado da banda. E os Rezillos então resolvem se reunir, e tocar em Edinburgo para nada menos que 150 mil pessoas. Em 2003 já era tempo de sair em turnê pelos EUA, coisa que a banda nunca tinha feito até então, e nesse mesmo ano uma de suas músicas foi incluída na trilha sonora do filme de grande sucesso "Jackass". E claro, lógico e evidente que nossa bela vocalista fez parte de tudo isso. A formação atual dos Rezillos, que tocaram inclusive no Brasil em 2006, conta com 4 membros da formação de 76. Bem, a formação tá assim: Eugene Reynolds (vocal/guitarra), Fay Fife (vocal), Jo Callis (guitarra principal), Angel Paterson (bateria) e Johnny Terminator Brady (baixo).


Pra quem ainda não conhece Fay Fife como vocalista, não deixe de baixar esse trabalho dela com uma das bandas mais influentes dos cenários pop e punk europeu dos fins dos anos 70 e do inicio dos anos 80. Baixem aqui o cd de 1993. Nada menos que "The (almost) Complete Rezillos", e se deliciem. É algo adorável, empolgante, nostálgico e interessante. Très chic!

Beijomiliga!



A semana começando com saudade...

and...


Rock On, Baby!!!

4 comentários:

No Fun For You! disse...

Maneiro o Blog...

Recentemente começamos o nosso trampo tbm... dá uma sacada no nosso...

nofunforyou.blogspot.com

Se tiver um banner passa pra gente add no blog...

mail:kalilandre2006@gmail.com

No Fun For You! disse...

Olá Pirate Liza...

Primeiramente gostaria de esclarecer alguns pontos...

A msg acima, a qual supostamente lhe causou indignação, é sim uma mensagem padrão para todos os Blogs que enviamos...

Blogs estes, diga-se de passagem, dos quais tivemos o trabalho de entrar e ler...

Então se você acha que isto foi uma falta de respeito contigo pelo fato ne supostamente não estarmos dando valor para oque você escreve digo que está redondamente enganado... do contrário não daria o trabalho de postar qualquer comentário... até mesmo pq não iria postar para uma merda... oq não é o caso... tendo em vista que lemos oq está escrito...

OK?!

ps: Por sinal Rezillos era a banda preferida do Kurt Cobain... e não Pixies como todos pensão... ótima banda

Abs

Luc. disse...

hey gata, tem como vc por nosso link ali na lateral? :D

te coloquei aqui no nosso ;)
beijos, keep in touch,

Mari Elektra - As Radioativas disse...

Excelente Banda!! Excelente Blog!!

É muito bom saber que tem gente divulgando o rock feminino com tanta maestria!!

Parabéns mesmo pela iniciativa!!!