quarta-feira, 19 de agosto de 2009

The Luv'd Ones

Por volta de 1964, em plena "Era Beatles", enquanto todas as moçinhas se descabelavam, do outro lado da grade, pelos garotos de Liverpool, Char Vinnedge estava afinando sua guitarra, compondo canções, concertando equipamentos, e dirigindo um furgão que levava sua banda para as tours. Pois é, drugies... segurem o queixo porquê Char era A GAROTA!! Ela era a frontwoman das Luv'd Ones, banda feminina americana da década de 60.

O grupo era formado por Char, na guitarra e no vocal, acompanhada de Chris Vinnedge, sua irmã de 14 anos no baixo, Mary Gallagher na outra guitarra, e Faith Orem nas peles. Sim, não duvidem!! Assim como a Dara Puspita, as Luv'd Ones eram quatro girls que tocavam seus próprios instrumentos... nada de bandinha masculina como plano de fundo. Elas eram as compositoras e responsáveis pelo próprio repertório, o que torna a coisa ainda mais "Do It Your Self". Repertório este que se embasava em covers dos Beatles (bem básico pra época) e algumas canções próprias.

As Luv'd Ones nunca tiveram sucesso comercial. No máximo, gravaram algumas poucas canções em versão demo, que só foram levadas de fato ao público em 1999, através da Sundazed Music, Inc. que lançou um cd com as canções das meninas, uma copilação na verdade, chamada Truth Gotta Stand. Não tentem encontrar outra coisa delas, drugies, pois eu acho q a Sundazed colocou nesse CD tudo que foi possível conseguir.

Obscuridade talvez seja a palavra certa pra descrever a banda, que recebeu "não" de várias gravadoras na época. Mas o que importa aqui, pelo menos pra mim, é o quanto essas moças, principalmente Char, estavam a frente de seu tempo. Proto-punk sim, sem dúvida! Com toda uma carga feminista que fazia a diferença. Pois de qual outra banda feminina desta mesma época temos notícia de que fazia as próprias canções, tocava e concertava os próprios instrumentos, decidia onde tocar...??? Elas simplesmente se mantinham nas próprias pernas. E foi justamente o fato delas terem total autonomia, junto com a distorção fuzz das guitarras, a batida forte e o vocal de Vinnedge, cantando letras obscurecidas e amargas, com temas como ciúmes e perdas amorosas, que fez das Luv'd Ones algo muitíssimo além de uma simples bandinha feminina da década de 60.

Em 1971, Char foi tocar com Billy Cox, na Nitro Function, um projeto de apenas um álbum, que levou exatamente esse nome, e que contavam com ela na guitarra, Billy Cox no baixo, e Robert Tarrant nas peles.

Agora baixem Luv'd Ones sem medo de ser feliz!!!!

Se liguem, drugies >>> Pass: 3ack.blogspot.com




Beijumiliguem!!!



Rock On, Baby!!!

4 comentários:

Viva La Brasa disse...

DEMAIS ESTE BLOG!
KEEP ON ROCKIN'

Robert Charbonnier disse...

There's a password ! I've not seen where to find it, can you help me ?

And thank you for the songs (if I manage to get them ;) ).

Have a nice day.

Pirate Liza disse...

Ooohhhwww Sorry!! Sorry, friends...
Esmenard, Sorry...

The Password is: 3ack.blogspot.com



Desculpem, amigos... aí está a senha... caso ocorra algum problema, me avisem, ok?!!

=***

Anônimo disse...

Nossa,descobri essa banda há algum tempo,acho que foi no Lágrima Psicodélica e esta banda tem uma coisa que nunca me cansou;digo,como esse tipo som pode passar despercebido?
As músicas,soam tão tristes.