segunda-feira, 21 de março de 2011

Wanda Jackson


Você deve ter ouvido "Let's Have a Party" várias vezes na sua vida, cantada por vários artistas, mas na minha opinião, apesar da versão original ter sido gravada por Elvis (Salve! Salve!), foi com ela que a música ganhou ainda mais cara de rock n' roll. Você ouviu várias vezes na sua vida, eu tenho certeza, Celly Campelo (Salve! Salve!) cantando "Estúpido Cupido", mas alguém já lhe disse que a versão original se chama "Stupid Cupid" e sua porta voz se chamava Wanda Jackson??
Wanda Lavonne Jackson nasceu em 1937 no estado de Oklahoma (EUA), e foi um sucesso na "rock n' roll music" dos anos 50 e 60. Conhecida como "Rockabilly Queen", Wanda foi inclusa no Rock and Roll Hall of Fame como nome de peso no ano de 99. A moça começou a tocar em 1942, quando ganhou um violão de seu pai, e em 1956 ganhou um concuros de talentos que lhe rendeu um programa de rádio. Quando o produtor Hank Thompson a ouviu no rádio convidou a moça para se apresentar com sua banda The Brazos Valley Boys. Foi quando ela gravou o single "You Can't Have My Love", que alcançou o 8º lugar nas paradas. Nesta mesma época, Wanda pediu a gravadora Capitol Records que a assinasse, e a resposta do produtor Ken Nelson foi "No, girls don't sell records". Nelson teve que engolir o que disse em 1959 quando Wanda ficou no Top 40 com o hit "Let's Have a Party". Passou a dividir o palco com Elvis, Jerry Lee Lewis, e montou sua própria banda, que ela mesma apelidou de "The Party Timers", e no inicio da década de 60, a moça já ganhava o Grammy de melhor performance de vocal feminino da música country. Très chic!!! É ou não é?

Wanda foi namorada de Elvis Presley, e desde 1961 é casada com Wendell Goodman, com quem está até hoje e é seu manager. Ela voltou a morar em Oklahoma, e está lá até hoje também. Um de seus últimos trabalhos foi produzido pelo excentrico Jack White (The White Stripes). Agora, façam como eu e se deliciem com as canções de Wanda. Um presente para os adoradores do bom e original rockabilly...







Rock On, Baby!!!

Um comentário:

Tor Hershman disse...

)))((((((
(-)...(-)
....U....
..[___]..---{'Oly sheet!}